Hong Kong - O Regresso

Faz hoje um ano aterrava em Hong Kong para uma visita de 15 dias.
Cheguei à cidade com o meu amigo e instrutor de Wing Chun Francisco Silva e a sua esposa Daniela em busca do espírito do Wing Chun e dos locais onde foram filmadas algumas das cenas do filme Enter the Dragon de Bruce Lee.

Lio Monk


A cidade inteira encanta-me e apesar de ser a 3ª vez que lá voltava, desta vez queria ver até que ponto o Wing Chun estava vivo como era praticá-lo numa escola com um mestre e alunos chineses.
Nada melhor do que ir à Nullah Road à Ving Tsun Athletic Association, fundada por Ip Man no final dos anos 60. O entusiasmo não podia ser maior, principalmente porque tinha a expectativa de encontrar lá o Grão Mestre Ip Chun, filho mais velho de Ip Man. E valeu a pena, depois de muito procurarmos lá encontramos a escola e mais tarde ele apareceu.
Lio IP Chun
Foi uma honra fazer treinos bidiários com os grandes mestres que lá encontrámos.
Hong Kong é um paraíso para quem gosta de artes marciais. No HK Heritage Museum tivemos oportunidade de ver uma exposição sobre Bruce Lee. A quantidade de coisas pessoais de Bruce Lee e de artefactos que apareceram nos seus filmes é incrível.
Não foi permitido tirar fotografias, com muita pena minha. Mas observar de perto a Garra usada pelo Mr Han no filme Enter the Dragon ou o fato amarelo e preto usado no Game of Death foi arrepiante. Adorei ler as cartas e postais que o Bruce escreveu à família e amigos e ter visto muitas outras coisas como o seu Boneco de Madeira ou os instrumentos de treino pessoais. Para terem uma ideia, podíamos passar lá um dia inteiro apreciando todo este tipo de preciosidades!
Como não era permitido tirar fotografias deixo aqui uma tirada à entrada do museu.
12985502_10206119596779927_6142165755083598446_n
Mas Hong Kong tem muito mais: uma das 10 melhores vistas do mundo a partir do Victoria Peak, subir à ICC Tower (4º maior prédio do mundo) e perder o folgo ao ver a cidade do 100º andar, ir à linda ilha de Lan Tau pelo teleférico que atravessa o mar e sobe montanhas e visitar a estátua de Buda no templo Tian Da (foto abaixo), ver o show de luzes à noite em Tsim Sha Tsui com a cidade por detrás, e muito mais.
buda
São ruas, templos, locais exóticos, cheiros que nos transportam para uma tradição e cultura Milenares. E passado um ano fica muita nostalgia e a vontade de voltar em breve. Porque há ainda muitos templos, escolas e mestres para visitar, e muito para ver. E porque uma parte de mim é de lá.
Até breve Hong Kong.
Março de 2017,
Lio Monk    

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Workshop do Boneco de Madeira - 木人樁

Seminário de Wing Chun - Mestre Santi Pascual

Lançamento do Livro WING CHUN - Uma Arte de Vida